Domingo, 12 de Agosto de 2007

CHINA - Cidades Instantâneas IV

Numa fábrica de Lishui, produzem-e milhares de brinquedos. Todos os dias dezenas de pessoas dirigem-se para a cidade à procura de emprego.

“Numa fábrica de Lishui, produzem-se milhares de brinquedos. Todos os dias dezenas de pessoas dirigem-se para a cidade à procura de emprego.

 

O “Modelo Wenzhou”, como se tornou conhecido, difundiu-se por toda a província de Zhejiang, no Sul da China. Embora quase 80% de todos os empresários de Zhejiang tenham cerca de oito anos ou menos de educação formal, a província tornou-se a mais rica da China, de acordo com alguns indicadores económicos. O rendimento per capita tanto na zona rural como na urbana é maior que a das demais províncias chinesas (excluindo as cidades com administração especial, como Xangai e Pequim). Zhejiang reflecte o milagre económico chinês: um país pobre e predominantemente rural que conseguiu tornar-se o mais dinâmico centro fabril do mundo.

Em Zhejiang, quando nos deslocamos pela província, deparamo-nos com a “terra natal” de produtos tão banais que nunca questionamos a sua origem. Para sul pelo litoral, num troço de estrada, a maioria dos “outdoors” anuncia as mais variadas versões de dobradiças. Um quilómetro e meio depois, os anúncios são de tomadas e adaptadores eléctricos. Mais adiante uma área de interruptores, seguida por uma de lâmpadas fluorescentes e por fim uma de torneiras.

Mais para o interior da província, em Qiaotou, a população, embora com 64.000 habitantes, tem 380 fábricas que produzem ali mais de 70% dos botões de roupa fabricados na China.

Na cidade Wuyi, fabrica-se mais de 1 bilião de baralhos de cartas por ano. Em Datang produz-se um terço das meias e peúgas de todo o mundo. Songxia fabrica 350 milhões de guarda-chuvas por ano. As raquetes de ténis de mesa vêm de Shangguan; Fenshui produz canetas; Em Xiaxie fabricam-se brinquedos para crianças e 40% das gravatas do mundo saem de Shengzhou.

 

Tudo se vende em Yiwu. O slogan de Yiwu é: "Um mar de comodidades, o paraíso das compras". Yiwu é um lugar deserto a 161 quilómetros da costa, mas recebe comerciantes de todo o mundo, que ali vão para comprar produtos no “mercado grossista”. Existe a zona dos lenços, um mercado de sacos de plástico, uma avenida onde todas as lojas vendem elásticos. Quando os botões não servirem, uma volta pela rua do Zipper Profissional Binwang poderá ser a solução, a rua do fecho-éclair.

 

A International Trade City, em Yiwu, um centro comercial da cidade, existem mais de 30 mil pontos de venda - se passar um minuto em cada um, oito horas por dia, só sairá de lá dois meses depois. Yiwu atrai tantos negociantes do Médio Oriente que um bairro transformou-se num centro com 23 grandes restaurantes árabes e uma padaria libanesa.


A ponte de Zijin sobre o rio Ou ligará Lishui a uma nova auto-estrada e a fábricas.

"A ponte de Zijin sobre o rio Ou ligará Lishui a uma nova auto-estrada e a fábricas."

 

No passado, Lishui era a única das principais cidades de Zhejiang fora da rota dos “peregrinos”. Ela fica no alto das montanhas, onde o rio Ou é demasiadamente raso para o tráfego de grandes embarcações. Uma espécie de "Tibet de Zhejiang". Naquela paisagem industrial, Lishui é a última fronteira. É a cidade mais pobre da rica província chinesa, mas a nova Auto-estrada está quase concluída, e os investidores estão a mudar-se rapidamente para lá.

 

Parte IV - China, cidades instantâneas.

publicado por: Pangea às 23:33
link do post: | adicionar aos favoritos:

.Curiosos

.Horas, Minutos e ... Segundos

.autor:

.- curioso? - procure aqui:

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.recém-nascidos:

. DUBAI - Cidade Relâmpago ...

. Ouvi dizer que... A inten...

. CHINA - Cidades Instantân...

. As "primas" do mestre-de-...

. As "primas" do mestre-de-...

."torre do tombo":

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.temas

. ouvi dizer que...(10)

. ... as obras-primas do mestre(5)

. china-cidades instantâneas.(4)

. dubai-cidade relâmpago(4)

. arquitectos da antiguidade(3)

. arquitectos da idade média(1)

. teóricos do urbanismo(1)

. todas as tags

.http://www. ...

RSS
blogs SAPO

. - Jackpot 28 ou... Hit Parade 56.

. ...na hora

.faça chuva ou faça sol ...

Weather Forecast | Weather Maps

.Curiosos desde 9.6.2007